Speed-up your English: Porque ainda não saí do básico?

Vamos falar de 2 itens que seu professor nunca lhe falou e que embasam todas as metodologias de ensino de inglês. Wow! É difícil? Não! Fica tranquilo. Duas coisas importantes para você entender como seu aprendizado funciona. E, se for o seu caso, talvez você entenda porque nunca saiu do básico.

Existem dois caminhos para alguém aprender inglês: i) o aprendizado por situações; e ii) o aprendizado pela estrutura das frases (a partir das regras gramaticais).

Alguém já lhe falou isso antes? (Se não, agradeça a Ritmo Idiomas 😉

 

Aprendizado por Situações

Quando consideramos a utilização de uma língua, ela pode ser dividida nas várias situações onde alguém pode usá-la. O exemplo de uma situação é o tradicional diálogo de alguém que conhece uma outra pessoa:

Person A: Hello!

Person B: What’s your name?

Person A: My name is Daniel. And yours?

Person B: My name is Elis. Nice to meet you.

Person A: Nice to meet you, too.

Quando você aprende uma situação, você memoriza frases e palavras que se adequam a ela. Muitas vezes você não entende todo o significado das frases mas sabe que “What’s your name?” Significa alguém perguntando o nome de alguém e “How old are you?” significa alguém perguntando a idade do outro.

Aprender por meio das situações traz a vantagem de não precisar se dedicar a estrutura da língua, ou seja, quem aprende não precisa saber que “IS” na frase “What IS your name?” significa “É” (Qual É o seu nome?); precisa apenas saber que é a frase que se usa para perguntar o nome. É mais fácil, certo?

Sim, além de mais fácil, também permite a pessoa que aprende ganhar confiança em participar de uma conversa e se sentir seguro na língua, pois ela dominou aquela situação.

Mas… Pense quantas situações você terá que aprender até se sentir confortável em falar inglês? Só para citar 5:

– Se apresentar

– Responder um telefone

– Comprar objetos (frutas, roupas, eletrônicos, carros, casas etc)

– Perguntar um endereço (numa cidade ou como chegar em algum lugar)

– Consertar um carro

Apenas para ilustrar algumas situações comuns e simples. Imagine aprender todas as situações em que você vai utilizar o inglês? Já imaginou quantas situações você participou somente hoje?

Então, existe um modo mais rápido, porém um pouco mais chato. É possível aprender algumas regras que ajudarão a entender a estrutura da língua, ou seja: o que vem primeiro, o que vem no final, o que se liga com o quê. Aparentemente parece difícil, mas no inglês, principalmente, não é tão difícil assim.

 

Aprendizado por Regras da Estrutura (Regras Gramaticais)

Aprendendo as regras da estrutura da língua, ou seja, como montar uma frase, é possível saber que em What is your name? :

WHAT (uma palavra de pergunta – question word) virá sempre no início das perguntas;

IS (verbo to be) está no “What IS your name?”, porque você pergunta no singular, ou seja, a pessoa que responde só tem um nome; E deve vir sempre depois do question word (no caso, o What), se ele existir;

YOUR, significa seu, quando você fala para quem ouve; Poderia também ser His (dele), Her (dela), por exemplo;

E, por fim, NAME, significa nome.

 

Aprenda mais algumas palavras (Car = Carro; His = Dele; Her = Dela; Blue = Azul; Which = Qual) e é possível criar várias frases com o entendimento.  Duvida?

– Is your name Daniel?

– Which is your car?

– Is your car blue?

– Your name is Maurício.

– Her name is Tatiane.

Ficou surpreendido?

Ambas as formas de aprendizado são válidas e podem ser agregadas para que o aluno tenha um aprendizado completo e consistente. (Nem precisa falar que isso é um dos itens que a Ritmo Idiomas avalia na hora de ensinar, né?)

 

Porque talvez você esteja ainda no básico?

Ficou intrigado no porque talvez você ainda esteja no básico? Algumas possíveis respostas são:

– Aprendeu algumas situações (como as ilustradas acima) e mudou de escola…

Na outra escola as situações eram diferentes. Todas no mesmo nível: básico.

– Não aprendeu a estrutura básica da língua ainda (principalmente o Presente Simples e o Passado Simples)…

E tem que voltar para lembrar de novo…

 

Quer saber como um professor da Ritmo Idiomas pode lhe ajudar? Entre em contato e ganhe uma consultoria de 21 minutos gratuita para desenvolver o seu plano de aprendizagem.

A Ritmo Idiomas valoriza a sua expressão na língua inglesa. Se permita falar. Clique aqui e agende.

Categorias
0 Comments
0 Pings & Trackbacks

Deixe um comentário